iSpare – Trusted Apple Service Center & iPhone Store Kochi

Francesinhas no Porto: 12 restaurantes para devorar esta iguaria

Content

    A sua origem como qualquer prato típico tem raízes populares e muitas são as histórias a volta desta famosa iguaria. Há quem defenda que o segredo para uma francesinha irresistível está na qualidade das “carnes”. No entanto, embora ambas as posições estejam corretas, nenhuma tinha valor se não existisse um bom molho, a alma da francesinha.

    O restaurante é famoso pelo seu molho, mas também pelo espaço amplo e acolhedor. O restaurante A Regaleira abriu as portas pela primeira vez na década de 30. Contudo, segundo reza a lenda, foi aqui que, a partir de 1952, se começou a servir francesinhas no Porto. Seja como for, “A Melhor Francesinha do Mundo” é uma marca registada do Lado B Café.

    Vindas diretamente do Porto, tem várias opções por onde escolher desta especialidade. A Regaleira é responsável por uma parte significativa da identidade culinária do Porto. Foi lá que Daniel David da Silva, criou a famosa francesinha em 1952. Após um período de três anos fechado, o restaurante reabriu em 2021 na Rua do Bonjardim, agora no número 83.

    • “Muitas vezes dizem-nos que devíamos ter registado o molho, mas ainda bem que não o fizemos, porque assim estamos na história do Porto, o que é uma honra e um orgulho”.
    • O Regaleira nasceu em 1935 no edifício da Rua do Bonjardim, onde ainda hoje se encontra, no comando de Abrantes Jorge e Antônio Passos.
    • No novo spot do Porto, pode agora comer uma versão de steakhouse, feita com carne maturada.

    Mas em 1950, decidiram que devia ser mais aberta e remodelaram o espaço”, conta. É por isso que as outras Francesinhas não são consideradas concorrência. “Somos convidados para todos os festivais, porque a origem do prato é consensual, mas nunca vamos a nenhuma. É aqui que se faz a verdadeira Francesinha”, mesmo que outros se possam orgulhar de ostentar cartazes a dizerem que “são as melhores”. Na sua francesinha regaleira melhores avaliações confecção, o molho da Francesinha é picante, ou não fossem -para Daniel David da Silva – as francesas eram picantes.

    “Resolvemos avançar não só pelo negócio, mas pela história e pela família. A pouco tempo o restaurante passou por uma fase ruim, mas agora está bem. Conseguimos chamar mais gente e recuperar os clientes mais antigos”. A Francesinha tornou o Regaleira indiscutivelmente mais popular.

    OUTROS ARTIGOS DE RESTAURANTES

    Ocupado com os outros negócios familiares, Antônio Passos tornou-se sócio de dois dos seus empregados, Manuel Ferreira e Augusto Marinho. Ainda hoje, apesar da saúde muito debilitada, continuam a ser sócios da nova geração da família Passos. Manuel não esteja aqui hoje, porque ele tem muitas histórias e é um personagem ícone, e o rosto do Regaleira”, lamenta Francisco Passos.

    Francesinha, a história e a receita do melhor petisco do Porto

    Não há turista nacional ou internacional que não tenha provado — ou pelo menos, ouvido falar — da tradicional francesinha. E sempre que é pedida, a história do nascimento do mais conhecido e apreciado dos sanduiches portuguesas é contada. “A maior parte das vezes, são os empregados que a contam e as pessoas ficam contentes por estarem no local onde a Francesinha nasceu”. É por isso que o Regaleira está começando um pequeno espaço expositivo sobre a história do petisco e do próprio restaurante. Por isso, quando fez o molho forte chamou-lhe Francesinha porque as francesas são picantes”. O melhor nome que lhe surgiu terá sido a francesinha”, explica Francisco Passos.

    Desde 1987, a Yuko Tavern destaca-se ao nível da conceção de francesinhas. A qualidade dos seus produtos nota-se em cada garfada, pelo que não é de estranhar que este seja um dos lugares mais famosos em qualquer roteiro gastronómico dedicado à nossa iguaria. Instalado no coração do Porto, o Dona Francesinha é um espaço a ter em conta. Com uma avaliação de 4,4 no Google (num total de mais de mil críticas), o restaurante tem conquistado os portuenses e não só.

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *